Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

TEMAH e Luz do Saber Infantil realizam atividades durante as férias

Desde o início de julho, as 15 escolas de Horizonte que participam do projeto Projeto Tempo de Mais Aprender (TEMAH), em parceria com o Luz do Saber Infantil (LSI), realizam atividades com o objetivo de integrar a inclusão digital através da utilização do Software Luz do saber Infantil (LSI), no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, além de jogos pedagógicos para cada nível de aprendizagem. As atividades acontecem durante um período, mahã ou tarde dependendo de cada escola, com duração de duas semanas, voltadas para as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Para orientar sobre as atividades a serem desenvolvidas durante as férias, a Secretaria de Educação promoveu um encontro de formação com os estagiários de pedagogia que realizam as ações dos dois projetos nas escolas no decorrer do ano letivo.

O Luz do Saber Infantil é um software educativo com atividades digitais que contribuem para alfabetização de crianças. A ferramente é interativa e utiliza a metodologia de Paulo Freire. Já o TEMAH visa ampliar o tempo de permanência na escola dos alunos que apresentam maiores dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita no turno regular, promovendo atividades específicas que possam contribuir para esse aprendizado superando essas dificuldades. Além da programação de férias, os dois projetos são desenvolvidos durante todo o ano letivo no contraturno das crianças. Os dois projetos contam com as contribuição de Emília Ferreiro e Ana Teberosky no que se refere ao acompanhamento através de diagnósticos dos níveis psicogenéticos das crianças e suas intervenções específicas

Até amanhã (20/07), as escolas Marina Ferreira, Sebastião Lopes, Maria Teodora e Francisca Gadelha ainda realizam suas atividades. Semana que vem a escola Maria Luíza conclui sua programação. Nas primeiras semanas de julho, as seguintes escolas concluiram suas atividades: Raimundo Domingos, São José, Ulisses Guimarães, Parque Diadema, José Eduardo, João Antônio, Lauriza Vieira, Maria Regiana, Fernando Augusto e Jorge Pereira.

Confira as fotos das atividades:















3 comentários:

  1. As atividades ocupam o tempo das crianças com ações de qualidade, incentivando o aprendizado de forma prazerosa e divertida. Muito válido! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meu@s amig@s, é gratificante ver um trabalho tão significativo sendo divulgado. É isso aí, vamos manter a nossa meta de valorizarmos o que a gente faz.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Maravilha esse trabalho realizado pelo Município de Horizonte. Todos de parabéns pela iniciativa e dedicação para que TODAS as crianças, saibam ler e escrever na idade certa.
    Abraço, Viviane Pereira

    ResponderExcluir