Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Gincana do Projeto Hora do Jogo incentiva reciclagem

Na primeira semana de julho, o projeto Hora do Jogo realizou uma Gincana com o objetivo de desenvolver nas crianças a consciência e a responsabilidade de cuidadores da natureza; despertar a criatividade para reaproveitar o que é reciclável, ampliando a visão de futuro do planeta; estimular o conceito crítico construtivo em cada participante para ajudar o próximo a ser também um amigo do meio ambiente; trabalhar habilidades de coordenação motora ampla e fina por meio de brincadeiras e confecções de brinquedos.

Durante a gincana, os estudantes produziram paródias com a temática do meio ambiente, visitaram a comunidade para recolher materiais da coleta seletiva e conscientizar para a reciclagem. Os alunos também participaram de oficinas de sucata, produzindo com o material recolhido jogos, brinquedos, arte, etc. Por fim, as crianças apresentaram para a comunidade suas paródias e produções com o material reciclado.

O Hora do Jogo é um projeto de educação não formal complementar a educação formal para crianças de 7 a 12 anos, tendo como finalidade reduzir o impacto da vulnerabilidade social nas crianças, elevando o rendimento escolar dos alunos, reduzindo os índices de repetência, reprovação e abandono, além do impacto negativo da distorção idade/série, através do desenvolvimento de habilidades artísticas, linguagem oral/escrita e no raciocínio lógico-matemático.

O projeto ainda tem como objetivo formar educadores em temáticas e ações preventivas à vulnerabilidade social: resiliência, sociologia da infância e teorias afins do desenvolvimento infantil, metodologia lúdica e mediação de conflitos, de modo que assumam comportamentos inovadores e positivos frente a situações conflitivas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário