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sábado, 7 de julho de 2012

Inscrições abertas para Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas


Estão abertas até o dia 15 de julho as inscrições da 5ª edição do Curso de Prevenção ao  Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – edição 2012, resultado de parceria entre Secretaria Nacional sobre Drogas/SENAD/MJ, Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC e Universidade de Brasília/PRODEQUI/PCL/IP/UnB.


O curso acontecerá entre agosto de 2012 e abril de 2013, com o bjetivo de formar de educadores das escolas públicas para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas.

Com a meta de atender 70 mil educadores, atingindo 14 mil escolas, o curso tem metodologia de ensino à distância, oferecido na plataforma moodle, com tutoria virtual nos oito meses de duração. o conteúdo é desenvolvido através de quatro módulos temáticos e um módulo de acompanhamento da implementação do projeto de prevenção do uso de drogas da escola.
Módulo I - O educando em desenvolvimento na família e na escola ;
Módulo II - Conceitos e informações sobre drogas e prevenção;
Módulo III - A prevenção como questão educacional e de saúde;
Módulo IV - Estratégias de prevenção na escola e
Módulo V - Implementando o projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

Certificação: os educadores cursistas aprovados receberão Diploma de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília/DEX/UNB.

Material pedagógico: cada cursista receberá um Kit individual de material pedagógico, composto de livro-texto e DVD.
Condições pedagógicas exigidas pelo curso: os educadores inscritos deverão ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
Cronograma do processo seletivo-Mês de julho/2012 junto ao CESPE/UnB
Data Evento
De 1 a 15 de Julho Inscrição pelo educador
21 de Julho Divulgação da lista de selecionados pelo CESPE
22 a 26 de Julho Confirmação online da Matrícula pelo educador
29 de Julho Divulgação da lista de selecionados em segunda chamada pelo CESPE
30 e 31 de Julho Confirmação online da Matrícula dos convocados em segunda chamada pelo educador
Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado no site:
Requisitos obrigatórios para a inscrição
1) Ser educador efetivo ou temporário de Escola Pública, em exercício em unidades de ensino;
2) Realizar inscrição online no período determinado (1º a 15 de Julho);
3) Confirmar matrícula no período determinado: na 1ª chamada (22 a 26 de Julho) ou na
2ª chamada (30 e 31 de Julho).
Critérios de classificação: As 70 mil vagas serão preenchidas obedecendo aos seguintes critérios de seleção, em caráter classificatório:
1. Escolas das Unidades Federativas pactuadas no Plano “CRACK, é possível vencer!”
2. Grupos de pelo menos 5 educadores cursistas por escola;
3. Educadores atuando com estudantes de sexto ao nono ano de Ensino Fundamental ou
Ensino Médio;
4. Escolas que tenham inscrito pelo menos 2 educadores da gestão administrativa e/ou pedagógica (direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, entre outros);
5. Escolas inseridas em Programas do MEC, tais como: PSE (Programa Saúde na Escola), SPE (Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas), Programa Mais Educação, Programa Educação Integral, Programa Ensino Médio Inovador, Programa Escola Aberta e outros.

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