Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Professores de Horizonte participam de palestra com Ivaldo Paixão

Em maio, a Secretaria de Educação de Horizonte recebeu o Coordenador para Promoção da Igualdade Racial do Estado, Ivaldo Paixão, que ministrou palestra sobre a necessidade de políticas públicas de inclusão racial para o grupo de professores, do 1º ao 9º ano, que trabalham a temática Educação para as relações étnico-raciais. O encontro, que aconteceu no Centro Cultural Quilombola Negro Cazuza, na comunidade de Alto Alegre, foi aberto ao público.

No mesmo dia, os professores participaram de uma aula de campo para conhecer a comunidade quilombola e possibilitar a troca de experiências entre os professores do Fundamental I, que iniciaram o trabalho com sobre as relações étnico-raciais em 2011, e do Fundamental II, que já desenvolvem a temática desde 2006,

Desde 2008, Horizonte inseriu no currículo escolar do Fundamental II a matéria História e Cultura Afro-brasileira e Africana. No entanto, percebeu-se a necessidade de trabalhar a temática também nas sérias iniciais e, desde 2011, os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental têm recebido uma formação voltada ao trabalho com as Ciências Humanas e Sociais.

Além a formação, são realizados momentos de estudo, tendo como temáticas principais: o trabalho com as ciências humanas na contemporaneidade; análise acerca do processo de desenvolvimento de competências e habilidades; processo de avaliação dos educandos e a educação voltada às relações étnico-raciais.

Aroldo da Silva, presidente da ARQUA, apresenta a comunidade aos professores

Professores durante a aula de campo


Professores visitam a parteira Mãe Davel







Nenhum comentário:

Postar um comentário