No
mês de abril, as bibliotecas escolares de Horizonte realizaram diversas
atividades de sensibilização e incentivo a leitura, como: contações de
histórias, exposições literárias, rodas de leituras, feiras literárias,
dramatização de histórias infantis, hora do conto, confecções de murais,
empréstimos de livros para os alunos e a comunidade escolar em geral.
Essas
atividades têm como objetivo trabalhar o estímulo à leitura para
fortalecer as ações pedagógicas do ensino-aprendizagem, integrando a
biblioteca escolar à sala de aula e à comunidade, bem como conscientizar
os professores da necessidade de uma política de leitura.
A Coordenadora Municipal das Bibliotecas Escolares, Virgínia Laura, destaca que a biblioteca é considerada um espaço mediador de informação e conhecimentos, essenciais para o fortalecimento e ampliação das ideias desenvolvidas no contexto da escola e no cotidiano dos estudantes. Ela dá suporte à formação de leitores, estimula a pesquisa e o compartilhamento de ideais, uma vez que é parte integrante do processo educativo e que realiza ações pedagógicas integradas entre a biblioteca e a sala de aula, e entre a biblioteca e a comunidade escolar.
O
contato com o livro enriquece culturalmente o indivíduo e promove a sua
autonomia, como também, contribui para o melhoramento da competência
linguística oral e para a aprendizagem do código escrito da sua própria
língua. Portanto, o papel da biblioteca escolar é de estimular,
coordenar e organizar o processo de leitura para que, por meio dela, a
criança/adolescente/jovem aumente seus conhecimentos, sua capacidade
critica e reflexiva que lhe permitam atuar melhor na sociedade.
Que legal! Assim as crianças se divertem no mundo da imaginação, passam as férias se divertindo e longe das ruas, o que é muito importante.
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