Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bibliotecas realizam atividades de incentivo à leitura

No mês de abril, as bibliotecas escolares de Horizonte realizaram diversas atividades de sensibilização e incentivo a leitura, como: contações de histórias, exposições literárias, rodas de leituras, feiras literárias, dramatização de histórias infantis, hora do conto, confecções de murais, empréstimos de livros para os alunos e a comunidade escolar em geral.

Essas atividades têm como objetivo trabalhar o estímulo à leitura para fortalecer as ações pedagógicas do ensino-aprendizagem, integrando a biblioteca escolar à sala de aula e à comunidade, bem como conscientizar os professores da necessidade de uma política de leitura.


A Coordenadora Municipal das Bibliotecas Escolares, Virgínia Laura, destaca que a biblioteca é considerada um espaço mediador de informação e conhecimentos, essenciais para o fortalecimento e ampliação das ideias desenvolvidas no contexto da escola e no cotidiano dos estudantes. Ela dá suporte à formação de leitores, estimula a pesquisa e o compartilhamento de ideais, uma vez que é parte integrante do processo educativo e que realiza ações pedagógicas integradas entre a biblioteca e a sala de aula, e entre a biblioteca e a comunidade escolar.

O contato com o livro enriquece culturalmente o indivíduo e promove a sua autonomia, como também, contribui para o melhoramento da competência linguística oral e para a aprendizagem do código escrito da sua própria língua. Portanto, o papel da biblioteca escolar é de estimular, coordenar e organizar o processo de leitura para que, por meio dela, a criança/adolescente/jovem aumente seus conhecimentos, sua capacidade critica e reflexiva que lhe permitam atuar melhor na sociedade.

“É fundamental acreditarmos na função da biblioteca escolar, e que podemos contribuir para a formação de uma atitude positiva e prazerosa, frente à leitura”, afirma Virgínia Laura.


Confira as fotos!













Um comentário:

  1. Que legal! Assim as crianças se divertem no mundo da imaginação, passam as férias se divertindo e longe das ruas, o que é muito importante.

    ResponderExcluir