Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Educadores e jovens de Horizonte trabalham no combatem ao preconceito



Durante o ano de 2011, foi organizado um Grupo de Trabalho composto por jovens alunos da rede municipal de ensino de Horizonte, professores e coordenadores de área da Secretaria de Educação voltados ao trabalho voltado ao respeito da multiculturalidade e história das diferentes etnias que compõem nossa sociedade.

Foi organizado um plano de trabalho, acompanhado através de reuniões mensais do GT, que resultou na realização de várias ações direcionadas pelo grupo e realizadas com bastante empenho por parte dos estudantes da rede municipal. 

Escolas que trabalham com as séries finais de ensino fundamental organizaram grupos de jovens mobilizadores da temática que incentivaram os demais educando a realizarem pesquisas e seleção de material realizando um levantamento cultural das etnias negras e indígena; produziram peças de comunicação divulgando o trabalho realizado, expondo os motivos para a existência das leis 10.639/03 e 11.645/08, bem como para demonstrando a riqueza cultural dos povos afrobrasileiros e indígenas para as comunidades de todas as localidades do município.

Além disso, houve uma grande mobilização em todo o município na qual, docentes e discentes de todas as regiões, promoveram nas casas e comércios das comunidades uma campanha de combate ao preconceito. Ocorreram também apresentações artísticas e de trabalhos manufaturados pelos alunos, culminando em um grande evento cultural durante a Semana da Consciência Negra 2012.

Em 2012, os jovens que participaram do GT de 2011 e outros continuam participando de reuniões e formações em conjunto com os professores, procurando expor suas opiniões e opinar sobre a educação voltada às relações étnicorraciais, proporcionando um feedback do trabalho realizado e auxiliando na busca por uma sociedade mais justa, respeitosa e igualitária.

Por Ivaldo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário