Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Baú Itinerante leva leitura e diversão para estudantes das escolas rurais

Com o objetivo de incentivar a leitura nas escolas rurais de Horizonte, o Baú Itinerante teve início em dezembro de 2010, buscando fomentar a formação de estudantes críticos e conscientes de seu papel sócio-político, fortalecendo a leitura como prática social no exercício da cidadania.


Através do projeto, as escolas recebem um baú com acervo de 300 livros de diferentes títulos, além de 30 títulos em CD e equipamentos de audiovisual. Esse material fica à disposição dos estudantes e interessados ao longo do bimestre. Após esse período, as escolas fazem a troca de baús entre si. Os professores regentes das bibliotecas coordenam as atividades nas escolas, desenvolvendo atividades de leitura em sala de aula, apresentação de filmes, contação de histórias, adaptação e montagem de esquetes teatrais.

A iniciativa tem mostrados bons resultados, como o envolvimento das crianças e da própria comunidade nas atividades, a evolução da aprendizagem dos alunos, o aumento da assiduidade dos estudantes na biblioteca e a melhoria do resultado de alfabetização das escolas contempladas.

O sucesso do projeto foi coroado com o Prêmio Aprece Município Inovador, em abril de 2012. A tividade também foi destaque no 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Município Aprovado. O Baú Itinerante faz parte de um convênio assinado entre a Prefeitura de Horizonte, através da Secretaria de Educação, e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).




Nenhum comentário:

Postar um comentário