BRINQUEDOTECA
O Espaço de Referência do Brincar
constitui-se num lugar preparado para estimular a criança a brincar e a
praticar esporte, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos,
dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a
explorar, a sentir, a experimentar, é o espaço da partilha, da cooperação e
também da competição, atitudes que surgem e devem ser negociadas naturalmente
durante a atividade lúdica. É um ambiente onde são defendidos os direitos da
criança e do adolescente à infância e à juventude.
METODOLOGIA
O Espaço de Referência do Brincar compreende
que o desenvolvimento infanto-juvenil tem que ser integral e integralizador.
Diante disso, apresenta uma proposta pedagógica construtiva, sugerindo a
formatação em espaços singulares, que possibilitam a interação com materiais e
atividades diferenciados, numa perspectiva de “cantos”.
A divisão do espaço em “canto”
favorece a ocupação heterogênea e espontânea tanto em relação à programação,
como á faixa etária dos envolvidos. Vale destacar, que os “cantos” podem ser
utilizados fazendo a comunicação entre si, bem como podem ser utilizados
isoladamente, respeitando-se suas especificidades.
O Espaço é composto pelo os seguintes
“cantos”:
- ·Canto do Brincar, espaço pensado para estimular a imaginação.
- ·Canto da Leitura, espaço pensado para a valorização das histórias e de oralidade popular.
- · Canto do Faz-de-conta, espaço pensado para valorização do fazer teatral e do imaginário.
- · Canto do Fazer, espaço pensado para a construção e consertos de brinquedos e jogos.
- · Canto da Comunicação, espaço pensado para a divulgação do Espaço de Referência do Brincar e dos direitos da criança e do adolescente.
- · Canto do Esporte Educacional, espaço pensado para a prática de jogos esportes como instrumentos educacionais e outros Cantos.
ROTINA DE FUNCIONAMENTO DO ESPAÇO DE REFERÊNCIA DO BRINCAR
|
TERÇA |
QUARTA |
QUINTA |
SEXTA |
SÁBADO |
Manhã
|
VISITAÇÃO
DACOMUNIDADE |
VISITAÇÃO DE ESCOLAS E CEI’s |
VISITAÇÃO
DACOMUNIDADE |
VISITAÇÃO DE ESCOLAS E CEI’s |
VISITAÇÃO
DACOMUNIDADE |
Tarde
|
PLANEJAMENTO |
VISITAÇÃO DACOMUNIDADE |
VISITAÇÃO DE ESCOLAS E CEI’s |
VISITAÇÃO
DA
|
PROCEDIMENTO PARA AGENDAMENTO DE VISITAÇÃO
ESCOLAS E CEI’S
- As escolas e CEI’s deverão agendar com antecedência de 07 (Sete) dias;
- As atividades são planejadas de acordo com a faixa etária do público agendado.
- Os responsáveis atuam como colaboradores no trabalho desenvolvido pelos educadoressociais, colaborando na organização do espaço;
- Os grupos serão constituídos por até 30 (trinta ) crianças ou adolescentes, devendo permanecer no espaço mínimo de 1 hora e no máximo de 2 horas;
- Maiores informações ligar para SMEH no contato: (85) 3336 6089 falar com a Neuma, Coordenadora Municipal responsável.
COMUNIDADE
- A comunidade será acompanhada por atividades orientadas, bem como terá acesso nas visitas espontâneas;
- Crianças menores de 06 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no decorrer das atividades;
- A comunidade pode participar do planejamento e execução de algumas atividades do espaço.
- Maiores informações ligar SMEH no contato: (85) 3336.6089 falar com a Neuma coordenadora municipal responsável.
ESPAÇO REFERENCIA DO BRINCAR:
1. Espaço
Referência do Brincar Planalto Horizonte – Rua Paulo Freire, s/n –
Planalto
Horizonte (vizinho a EMEF Jorge Pereira e o CEI Nelsa Navilha).
Educadoras Sociais: Sônia, Evanielly
e Socorro.
2. Espaço
Referência do Brincar do Zumbi – Rua Manoel Feliciano da Silva, s/n,
Zumbi
(vizinho ao CEI Maria Eliziete Martins Carneiro).
Educadoras
Sociais: Amirles, Edilene e Luclécia.