Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012


BRINQUEDOTECA
 O Espaço de Referência do Brincar constitui-se num lugar preparado para estimular a criança a brincar e a praticar esporte, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar, é o espaço da partilha, da cooperação e também da competição, atitudes que surgem e devem ser negociadas naturalmente durante a atividade lúdica. É um ambiente onde são defendidos os direitos da criança e do adolescente à infância e à juventude.
METODOLOGIA
 O Espaço de Referência do Brincar compreende que o desenvolvimento infanto-juvenil tem que ser integral e integralizador. Diante disso, apresenta uma proposta pedagógica construtiva, sugerindo a formatação em espaços singulares, que possibilitam a interação com materiais e atividades diferenciados, numa perspectiva de “cantos”.
A divisão do espaço em “canto” favorece a ocupação heterogênea e espontânea tanto em relação à programação, como á faixa etária dos envolvidos. Vale destacar, que os “cantos” podem ser utilizados fazendo a comunicação entre si, bem como podem ser utilizados isoladamente, respeitando-se suas especificidades.
O Espaço é composto pelo os seguintes “cantos”:
  • ·Canto do Brincar, espaço pensado para estimular a imaginação.
  • ·Canto da Leitura, espaço pensado para a valorização das histórias e de oralidade popular.
  • · Canto do Faz-de-conta, espaço pensado para valorização do fazer teatral e do imaginário.
  • · Canto do Fazer, espaço pensado para a construção e consertos de brinquedos e jogos.
  • · Canto da Comunicação, espaço pensado para a divulgação do Espaço de Referência do Brincar e dos direitos da criança e do adolescente.
  • · Canto do Esporte Educacional, espaço pensado para a prática de jogos esportes como instrumentos educacionais e outros Cantos.
ROTINA DE FUNCIONAMENTO DO ESPAÇO DE REFERÊNCIA DO BRINCAR


TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
Manhã
VISITAÇÃO DACOMUNIDADE
VISITAÇÃO DE ESCOLAS E CEI’s
VISITAÇÃO DACOMUNIDADE
VISITAÇÃO DE ESCOLAS E CEI’s
 VISITAÇÃO DACOMUNIDADE
Tarde
PLANEJAMENTO
VISITAÇÃO DACOMUNIDADE
VISITAÇÃO DE ESCOLAS E CEI’s

VISITAÇÃO DA
COMUNIDADE



PROCEDIMENTO PARA AGENDAMENTO DE VISITAÇÃO
ESCOLAS  E CEI’S
  •  As escolas e CEI’s deverão agendar com antecedência de 07 (Sete) dias;
  • As atividades são planejadas de acordo com a faixa etária do público agendado.
  • Os responsáveis atuam como colaboradores no trabalho desenvolvido pelos educadoressociais, colaborando na organização do espaço;
  • Os grupos serão constituídos por até 30 (trinta ) crianças ou adolescentes, devendo permanecer no espaço mínimo de 1 hora e no máximo de 2 horas;
  • Maiores informações ligar para SMEH no contato: (85) 3336 6089 falar com a  Neuma, Coordenadora Municipal responsável.

 COMUNIDADE
  • A comunidade será acompanhada por atividades orientadas, bem como terá acesso nas visitas espontâneas;
  • Crianças menores de 06 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no decorrer das atividades;
  • A comunidade pode participar do planejamento e execução de algumas atividades do espaço.   
  •  Maiores informações ligar SMEH no contato: (85) 3336.6089 falar com a  Neuma coordenadora municipal responsável.

   ESPAÇO REFERENCIA DO BRINCAR:
     
 1. Espaço Referência do Brincar Planalto Horizonte – Rua Paulo Freire, s/n –
     Planalto Horizonte (vizinho a EMEF Jorge Pereira e o CEI Nelsa Navilha).
     Educadoras Sociais: Sônia, Evanielly e Socorro.

 2. Espaço Referência do Brincar do Zumbi – Rua Manoel Feliciano da Silva, s/n,
     Zumbi (vizinho ao CEI Maria Eliziete Martins Carneiro).
     Educadoras Sociais: Amirles, Edilene e Luclécia.

Um comentário:

  1. Que lagal, Neuma.
    Aproveitem os encontros com os professores e gestores para a divulgação do blog.

    ResponderExcluir