Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Professores do Ensino Fundamental II participam de palestra sobre leitura

Nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Educação de Horizonte realizou mais uma atividade de formação continuada dos professores do Ensino Fundamental II.

Com o tema "Competência Leitora na Avaliação Externa", a palestra da professora Romina Araújo, da editora Saraiva, contou com a participação dos professores de Matemática, Português e dos coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental II das escolas municipais de Horizonte.

O encontro teve em sua programação apresentações de estudantes da escola Fernando Augusto, que puderam expor suas ações de incentivo à leitura com alunos no Ensino Fundamental II. Também foi apresentada a experiência do projeto Baú Itinerante, projeto atende 12 escolas da área rural. Cada uma recebe um baú com 300 livros e 30 DVDs que ficam à disposição durante um bimestre para os estudantes consumirem seu conteúdo. Após esse período, as escolas fazem a troca de baús entre si.

Confira algumas fotos do encontro!


 

 

 

 

 

 

 


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Encerramento do Lendo na Praça

A 9ª edição do Lendo na Praça chegou ao fim nesta quinta-feira (25). O distrito de Queimadas foi palco das atividades na quarta-feira (24), no ginásio da EMEF Fernando augusto, com a participação das escolas EMEF Manoel Felipe, EMEF Maria Teodora, EMEF Olímpio Nogueira e EMEF Francisca Gadelha.

Na quinta-feira, foi a vez das escolas da Sede participarem do Lendo na Praça. As atividades aconteceram na Praça do Mercado e contaram com a presença das escolas EMEF Jorge pereira, EMEF Jose Eduardo, EMEF Lauriza Vieira, EMEF Maria Luiza, EMEF Maria Regiana, EMEF Parque Diadema II, EMEF Raimunda Duarte, EMEF Dione Pessoa.

Confira mais algumas fotos da 9ª edição do Lendo na Praça!


Queimadas, 24 de outubro

 

 

 

 

 

 




Sede, 25 de outubro


 

 

 

 

 

 




terça-feira, 23 de outubro de 2012

Revista Época destaca iniciativas da Educação em Horizonte

Confira matéria da Revista Época que destaca os avanços na Educação em Horizonte, trazendo depoimento da aluna Mayra Alves da Silva, da escola Olímpio Nogueira, dados sobre o Programa Alfabetização na Idade Certa -PAIC.

Para ver melhor a imagem, chique no link: http://ow.ly/eIyI2


Alunos da escola Olímpio Nogueira comemoram Dia das Crianças

No dia 19 de outubro, as crianças que estudam na escola municipal Olímpio Nogueira tiveram um dia repleto de atividades.

A escola proporcionou uma programação com brincadeiras, palhaços, lanches e atividades. Um dos destaques foi a oficina de música com o professor Guto Machado.
Outro momento importante aconteceu com os pais e mães dos alunos. O diálogo com as famílias é uma prática frequente da escola.

Veja alguns dos melhores momentos abaixo!




Oficina com o professor Guto Machado





Brincadeiras com palhaços


Atividades com os pais






segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lendo na Praça é destaque em jornais cearenses

A 9ª edição do projeto Lendo na Praça, atividade itinerante do projeto Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura, continua até o dia 25 de outubro, passando pelo Dourado (terça-feira), Queimadas (quarta-feira), encerrando na Praça do Mercado (sede), na quinta-feira.

O sucesso desta edição pode ser visto nos principais jornais do Ceará. Veja trechos das reportagens abaixo:

Jornal O Povo:
Livros e brincadeiras ganham ruas e praças de Horizonte
"A Secretaria de Educação de Horizonte promove de hoje até o dia 25 a 9ª edição do projeto Lendo na Praça, atividade itinerante do projeto Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura. O evento envolve a troca de informações e experiências entre alunos, educadores e a sociedade.

Este ano, a iniciativa presta homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga trabalhando a valorização da cultura popular por meio de peças teatrais, contação de histórias, paródias, danças, rodas de leituras, apresentação de corais e cordéis. Toda a programação é gratuita e aberta ao público."
Leia mais em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2012/10/18/noticiasjornalceara,2938705/livros-e-brincadeiras-ganham-ruas-e-pracas-de-horizonte.shtml


Jornal Diário do Nordeste:

Projeto de leitura estimula crianças
"Sentir o prazer de ler um bom livro e resgatar momentos em família. É com essa ideia que as escolas Joaquim Antônio da Silva e Dionísio Rocha, no município de Horizonte, levam aos seus alunos do ensino fundamental o gosto pela leitura por meio dos projetos "Sacola da Leitura" e "Maleta da Leitura". As ações buscam incentivar o hábito não apenas no aluno, mas também da família. Hoje, nas duas instituições, participam dos projetos cerca de 140 estudantes, de quatro a 14 anos.

A partir dos projetos, as professoras apresentam aos alunos, no começo de cada mês, três opções de livros de histórias infantis e realizam uma eleição na turma para saber qual o assunto chama mais a atenção dos pequenos estudantes.

Em seguida, o resumo da história escolhida pelas crianças é narrado pela professora da turma, e o primeiro aluno da lista de presença leva o livro para casa dentro da sacola ou maleta, a fim de discutir o assunto com amigos e familiares.

Na manhã seguinte, a criança conta para os colegas de sala como foi a experiência de ler a história com a família, e o próximo aluno leva o livro, até que todos tenham lido. Posteriormente, se inicia todo o processo da escolha da nova história."
Leia mais em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1193709


Confira também algumas fotos da 9ª edição do Lendo na Praça!

Catolé, dia 18 de outubro:

 

 

 

 
   





Aningas, dia 19 de outubro: