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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Inep: Queda do analfabetismo entre jovens é significativa; mais velhos ainda são desafio.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, considerou hoje (21) “significativa” a redução da taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos de idade ou mais, entre 2009 e 2011. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A média nacional de analfabetismo caiu de 9,7% para 8,6% no período. A maior proporção de analfabetos ainda é verificada na Região Nordeste, mesmo com queda na taxa de 18,8% para 16,9%. “A redução mostra que o Brasil está caminhando para alcançar a Meta de Dakar [estipulada pelo Fórum Mundial de Educação de Dakar, em 2000, e que deve ser alcançada até 2015] de reduzir para 6,5% os índices de analfabetismo no país. Temos que comemorar a redução”, disse.

“As ações do MEC [Ministério da Educação] tem surtido efeito. Outro ponto que consideramos importante é o estancamento de novos analfabetos entre os jovens, que já estão na escola e sendo alfabetizados”, completou o presidente do Inep.

Segundo Costa, a dificuldade em erradicar o analfabetismo entre a população com mais velha acontece, entre outros motivos, por barreiras culturais. “Atingir pessoas com a faixa etária alta é difícil, mas essa queda mostra que os trabalhos dão resultado. Nos últimos anos, as quedas não foram como esperávamos. É uma maratona, mas estamos falando de uma redução de mais de um ponto percentual. A escuridão das letras deixou de existir para essas pessoas”, analisou.

Luiz Cláudio Costa calcula que 1,2 milhão de pessoas foram alfabetizadas no período da pesquisa e destacou que os esforços do MEC devem ser concentrados na Região Nordeste. “Os programas dos estados e municípios vêm trabalhando de forma integrada com o governo federal, mas sabemos que para continuar com reduções significativas é necessário concentrar esforços e aumentar investimentos. É uma obrigação do governo e direito de aprender do cidadão.”

Outro dado analisado pelo presidente do Inep é o impacto do rendimento familiar na matrícula da pré-escola. Segundo a Pnad, enquanto 69,1% das crianças de 4 e 5 anos com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo estavam na escola, a proporção sobe para 88,9% na faixa de renda superior a um salário mínimo. “Por esse motivo, a construção de creches é tida como prioritária pelo governo da presidenta Dilma Rousseff. Precisamos oferecer as creches para todas as classes sociais. As mães precisam ter seus filhos na escola para trabalhar.”

Costa destacou ainda o investimento previsto pelo governo federal de R$ 7,6 bilhões para abertura de 6 mil creches até 2014, como forma de diminuir o impacto negativo da renda familiar na educação infantil.

Autor: Agência Brasil 
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-09-21/inep-queda-do-analfabetismo-entre-jovens-e-significativa-mais-velhos-ainda-sao-desafio

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eu Sou Cidadão realiza atividades no dia D de Leitura

O dia D de leitura é uma atividade pontual do projeto Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura e acontece todo dia 20 de cada mês. São atividades de incentivo à leitura realizadas fora dos muros da escola, como postos de saúde, Centros de Educação Infantil, praças, hospital, Casa do Idoso, na comunidade e, excepcionalmente, na própria escola quando há atividades com os pais.

Esse foi o caso da Escola Francisca Gadelha Pires que, no dia 20 de setembro deste ano, promoveu uma atividade de acolhimento aos pais que participavam de uma outra ação coordenada pelo núcleo gestor daquela escola.

Na ocasião, foram realizadas rodas de leituras com as crianças pequenas que acompanhavam os pais, alem de contação de histórias e apresentação de número dança e a acolhida dos pais com cartões de boas vindas.

De acordo com Cícera Erlândia, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da SMEH, entre eles o Eu sou Cidadão, "foi um momento muito rico não só para as famílias que foram acolhidas pelos próprios filhos como também para os alunos que puderam partilhar um momento de leitura com toda a comunidade escolar".

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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Horizonte participa do Fórum de Educação Infantil do Ceará

Horizonte marcou presença em mais um encontro do Fórum de Educação Infantil do Ceará - FEIC, desta vez com a temática: “Apresentação de Propostas Pedagógicas da Educação Infantil: o desafio de sua elaboração participativa”. Realizado na quarta-feira, 12 de setembro, na Escola Educar SESC - Fortaleza, o evento contou com a palestra “Leitura e Contação de Histórias Infantis”.

As crianças da escola municipal de Horizonte, Dionízia Rocha, acompanhadas pela professora Lícia e a diretora Pedrina, realizaram a acolhida com a apresentação da dança “Flor do Mamulengo”. Participaram também educadores, famílias, representantes da comunidade, representantes da Coordenadoria da Educação Infantil e todos que têm interesse na melhoria da Educação Infantil como garantia de direitos.

O evento é uma realização do Fórum de Educação Infantil do Ceará - FEIC, Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB e da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará - APRECE.

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quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Escola Maria Regiana produz vídeo sobre cuidados com os livros

A escola municipal de Horizonte, Maria Regiana, produziu um vídeo sobre os cuidados com os livros didáticos, através das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Confira!


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Horizonte comemora 190 anos da Independência do Brasil

No dia 7 de setembro, Horizonte comemorou os 190 anos da Independência do Brasil com um grande desfile cívico no estádio Domingão, com a participação de oito escolas municipais, 12 Centros de Educação Infantil (CEIs), Centro de Atendimento Clínico e Educacional (CACE) e o Centro Educacional de Jovens e Adultos de Horizonte (Cejah).

O evento é um dos maiores do Município e conta, além das escolas municipais, com a participação das secretarias municipais de Educação; Cultura; Desenvolvimento e Inclusão Social; e Esporte e Juventude.

Este ano, os desfiles abordaram três temas: as conquistas do Selo Unicef – Município Aprovado; o Centenário de Luiz Gonzaga; e, claro, os 25 Anos de História de Horizonte.

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