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sexta-feira, 27 de julho de 2012

Professores de Horizonte participam de palestra com Ivaldo Paixão

Em maio, a Secretaria de Educação de Horizonte recebeu o Coordenador para Promoção da Igualdade Racial do Estado, Ivaldo Paixão, que ministrou palestra sobre a necessidade de políticas públicas de inclusão racial para o grupo de professores, do 1º ao 9º ano, que trabalham a temática Educação para as relações étnico-raciais. O encontro, que aconteceu no Centro Cultural Quilombola Negro Cazuza, na comunidade de Alto Alegre, foi aberto ao público.

No mesmo dia, os professores participaram de uma aula de campo para conhecer a comunidade quilombola e possibilitar a troca de experiências entre os professores do Fundamental I, que iniciaram o trabalho com sobre as relações étnico-raciais em 2011, e do Fundamental II, que já desenvolvem a temática desde 2006,

Desde 2008, Horizonte inseriu no currículo escolar do Fundamental II a matéria História e Cultura Afro-brasileira e Africana. No entanto, percebeu-se a necessidade de trabalhar a temática também nas sérias iniciais e, desde 2011, os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental têm recebido uma formação voltada ao trabalho com as Ciências Humanas e Sociais.

Além a formação, são realizados momentos de estudo, tendo como temáticas principais: o trabalho com as ciências humanas na contemporaneidade; análise acerca do processo de desenvolvimento de competências e habilidades; processo de avaliação dos educandos e a educação voltada às relações étnico-raciais.

Aroldo da Silva, presidente da ARQUA, apresenta a comunidade aos professores

Professores durante a aula de campo


Professores visitam a parteira Mãe Davel







quarta-feira, 25 de julho de 2012

Horizonte recebe visita da Secretaria de Educação de Alagoas


Em junho, a Educação de Horizonte chamou a atenção da Secretaria de Educação de Alagoas, que enviou representantes em uma visita técnica para conhecer de perto o desenvolvimento do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC em nosso município.


Na Secretaria de Educação, os visitantes puderam presenciar uma das formações do projeto realizadas com os professores e conversaram com a gerente municipal do PAIC, Solange Almeida, a formadora do projeto, Silvia Venâncio, a superintendente técnico-pedagógica, Márcia Evaristo, e o secretário de Educação, Professor Artur Pinheiro.

A equipe também visitou a EMEIF Fernando  Augusto, que vem melhorando cada vez mais seu resultado em relação à alfabetização. Os representantes do governo de Alagoas conversaram com a gestão e os professores sobre a aplicação do projeto na escola, as formações dos educadores e as práticas de leitura.

Ao fim da visita, a equipe da Secretaria de Educação de Alagoas parabenizou Horizonte pelo trabalho desenvolvido com sucesso.



Equipe de Alagoas com a primeira dama, Jô Farias, e o secretário de educação, Professor Artur Pinheiro.

Equipe presencia formação dos educadores



quinta-feira, 19 de julho de 2012

ARRAIÁ DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Crianças de Horizonte tiveram participação significativa no Arraiá da Educação Infantil 2012

O evento em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga, organizado pela Coordenadoria da Educação Infantil de Horizonte junto ao Projeto Beija Flor. Aconteceu nos dias 21 e 22 de junho em dois momentos: dia 21 na Praça da Igreja Matriz e  dia 22 foi realizado no Centro Cultural Tasso Jereissati.
Ressaltamos a participação dos professores e gestores de Centros de Educação Infantil e de escolas com turmas de Educação Infantil, que ensaiaram as danças com as crianças para que estas brilhassem nas apresentações.
Na ocasião estiveram presentes: autoridades, gestores, professores e familiares das crianças; bem como funcionários da Secretaria de Educação que colaboraram com a equipe da Educação Infantil para que o evento acontecesse.

Veja fotos do Arraiá da Educação Infantil.













Gincana do Projeto Hora do Jogo incentiva reciclagem

Na primeira semana de julho, o projeto Hora do Jogo realizou uma Gincana com o objetivo de desenvolver nas crianças a consciência e a responsabilidade de cuidadores da natureza; despertar a criatividade para reaproveitar o que é reciclável, ampliando a visão de futuro do planeta; estimular o conceito crítico construtivo em cada participante para ajudar o próximo a ser também um amigo do meio ambiente; trabalhar habilidades de coordenação motora ampla e fina por meio de brincadeiras e confecções de brinquedos.

Durante a gincana, os estudantes produziram paródias com a temática do meio ambiente, visitaram a comunidade para recolher materiais da coleta seletiva e conscientizar para a reciclagem. Os alunos também participaram de oficinas de sucata, produzindo com o material recolhido jogos, brinquedos, arte, etc. Por fim, as crianças apresentaram para a comunidade suas paródias e produções com o material reciclado.

O Hora do Jogo é um projeto de educação não formal complementar a educação formal para crianças de 7 a 12 anos, tendo como finalidade reduzir o impacto da vulnerabilidade social nas crianças, elevando o rendimento escolar dos alunos, reduzindo os índices de repetência, reprovação e abandono, além do impacto negativo da distorção idade/série, através do desenvolvimento de habilidades artísticas, linguagem oral/escrita e no raciocínio lógico-matemático.

O projeto ainda tem como objetivo formar educadores em temáticas e ações preventivas à vulnerabilidade social: resiliência, sociologia da infância e teorias afins do desenvolvimento infantil, metodologia lúdica e mediação de conflitos, de modo que assumam comportamentos inovadores e positivos frente a situações conflitivas.










TEMAH e Luz do Saber Infantil realizam atividades durante as férias

Desde o início de julho, as 15 escolas de Horizonte que participam do projeto Projeto Tempo de Mais Aprender (TEMAH), em parceria com o Luz do Saber Infantil (LSI), realizam atividades com o objetivo de integrar a inclusão digital através da utilização do Software Luz do saber Infantil (LSI), no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, além de jogos pedagógicos para cada nível de aprendizagem. As atividades acontecem durante um período, mahã ou tarde dependendo de cada escola, com duração de duas semanas, voltadas para as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Para orientar sobre as atividades a serem desenvolvidas durante as férias, a Secretaria de Educação promoveu um encontro de formação com os estagiários de pedagogia que realizam as ações dos dois projetos nas escolas no decorrer do ano letivo.

O Luz do Saber Infantil é um software educativo com atividades digitais que contribuem para alfabetização de crianças. A ferramente é interativa e utiliza a metodologia de Paulo Freire. Já o TEMAH visa ampliar o tempo de permanência na escola dos alunos que apresentam maiores dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita no turno regular, promovendo atividades específicas que possam contribuir para esse aprendizado superando essas dificuldades. Além da programação de férias, os dois projetos são desenvolvidos durante todo o ano letivo no contraturno das crianças. Os dois projetos contam com as contribuição de Emília Ferreiro e Ana Teberosky no que se refere ao acompanhamento através de diagnósticos dos níveis psicogenéticos das crianças e suas intervenções específicas

Até amanhã (20/07), as escolas Marina Ferreira, Sebastião Lopes, Maria Teodora e Francisca Gadelha ainda realizam suas atividades. Semana que vem a escola Maria Luíza conclui sua programação. Nas primeiras semanas de julho, as seguintes escolas concluiram suas atividades: Raimundo Domingos, São José, Ulisses Guimarães, Parque Diadema, José Eduardo, João Antônio, Lauriza Vieira, Maria Regiana, Fernando Augusto e Jorge Pereira.

Confira as fotos das atividades: