No mesmo dia, os professores participaram de uma aula de campo para conhecer a comunidade quilombola e possibilitar a troca de experiências entre os professores do Fundamental I, que iniciaram o trabalho com sobre as relações étnico-raciais em 2011, e do Fundamental II, que já desenvolvem a temática desde 2006,
Desde 2008, Horizonte inseriu no currículo escolar do Fundamental II a matéria História e Cultura Afro-brasileira e Africana. No entanto, percebeu-se a necessidade de trabalhar a temática também nas sérias iniciais e, desde 2011, os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental têm recebido uma formação voltada ao trabalho com as Ciências Humanas e Sociais.
Além a formação, são realizados momentos de estudo, tendo como temáticas principais: o trabalho com as ciências humanas na contemporaneidade; análise acerca do processo de desenvolvimento de competências e habilidades; processo de avaliação dos educandos e a educação voltada às relações étnico-raciais.
Aroldo da Silva, presidente da ARQUA, apresenta a comunidade aos professores |
Professores durante a aula de campo |
Professores visitam a parteira Mãe Davel |